A qualidade da água consumida pode estar diretamente ligada à manutenção de caixas d’água e reservatórios. Quando não há um cuidado maior com a preservação desses ambientes, é possível que microrganismos contaminem o líquido armazenado, causando doenças para quem ingeri-lo.
Por isso, de acordo com o decreto estadual 12.342, é obrigatório realizar a higienização de caixas d’água e reservatórios pelo menos duas vezes ao ano. A limpeza deve ser feita com produtos registrados pelo Ministério da Saúde e que sigam as normas dos órgãos distribuidores de água, para evitar contaminação e impedir o comprometimento do revestimento de impermeabilização.
Além disso, durante o processo, deve ser analisada a necessidade de uma manutenção nas instalações dos reservatórios de água assim como na estrutura e na impermeabilização já existente.
Os problemas causados pela falta de manutenção de caixas d’água
Se a manutenção não for feita corretamente e periodicamente, é provável que ao longo do tempo problemas no revestimento de impermeabilização passem despercebidos. Assim, infiltrações podem começar a comprometer a estanqueidade da estrutura e, posteriormente, até mesmo iniciar o processo de corrosão da armadura.
A corrosão, então, pode atingir os elementos estruturais dos reservatórios e caixas d’água. Em casos mais críticos, é comum que haja a necessidade de recuperação estrutural e reimpermeabilização.
Além de fazer esta checagem no sistema de impermeabilização é muito importante que as tubulações do reservatório sejam avaliadas para constatar se não há oxidação nas mesmas. A área gasosa do reservatório, formada pelo fundo da tampa e o topo das paredes, é outra região que merece atenção. Os gases formados são altamente agressivos às armaduras do concreto e se não houver uma proteção adequada em pouco tempo poderão ser identificados problemas sérios estruturais nesta local
Como a manutenção da impermeabilização deve ser feita?
O primeiro passo é realizar uma vistoria em todo reservatório ou caixa d’água para constatar a existência de manifestações patológicas mais graves que possam necessitar de um reparo estrutural localizado. Quanto à impermeabilização, caso o sistema ainda esteja em bom estado, reforços com demãos extras de membranas de polímero com cimento podem ser suficientes para mantê-la conservada (no caso de impermeabilização com membranas cimentícias).
Entretanto, se o nível de degradação for muito elevado ou se o sistema de impermeabilização estiver soltando da superfície, o recomendado é que a impermeabilização seja refeita. Neste caso a impermeabilização pode ser removida por completa para realização de um novo sistema aderido ou, para situações onde o prazo de reparo é mais curto, uma excelente alternativa são as mantas de PVC.
Quais são as soluções para esse tipo de manutenção?
A manutenção de reservatórios de água, assim como de caixas d’água, precisa de materiais específicos. Por isso, trabalhamos com um catálogo recheado de soluções de qualidade para cada tipo de situação. O MC-Proof 500, por exemplo, é uma argamassa polimérica flexível que atende todos os requisitos para reservatório de água e pode ser utilizado com novas demão sobre ele mesmo. Oferece resistência a altas pressões hidrostáticas positivas, além de fácil e rápida aplicação, tem bom alongamento e, por isso, exerce ótimo desempenho em caixas d’água. Outra alternativa é a membrana de poliuretano de secagem rápida, de fácil aplicação (com rolo de pintura) e de alta durabilidade. Este material é aderido e por isso necessita de uma base regular, firme e seca para sua aplicação
Ainda, para o segundo caso, em que a deterioração é mais grave e é necessário uma substituição completa do sistema atual, existe uma manta de PVC específica para ficar em contato com água potável e que, por ser flutuante (não é aderida no substrato), evita a remoção do sistema existente degradado.
faça um orçamento sem compromisso!
Oferecemos aos nossos clientes um serviço com perfeito acabamento e total garantia em qualquer lugar do país. Estamos à vossa inteira disposição e prontos para servi-los.