Tipos de cuidados
Com o mercado cada vez mais aberto e disputado, não basta que as empresas se foquem nos preços de seus produtos e serviços. A velha estratégia de aumentar o volume de produção e reduzir custos deixou de ser uma ferramenta de competitividade.
Atingir novos mercados e conservar os já conquistados exige conciliar produtividade e qualidade. Nesse cenário, a manutenção elétrica tem um papel estratégico. Quando há uma política de manutenção alinhada com os objetivos organizacionais, os resultados são evidentes:
Há quatro tipos ou políticas básicas de manutenção:
MANUTENÇÃO PREVENTIVA
É feita para evitar ou ao menos reduzir a falha ou queda no desempenho do equipamento, seguindo um plano previamente elaborado. Em função disso, é o tipo de manutenção mais indicado para peças e equipamentos que sofrem constante desgaste.
MANUTENÇÃO CORRETIVA
Pode ser planejada ou não. No primeiro caso, o equipamento apresenta um problema operacional, que depende de decisão gerencial para ser corrigido. Já a manutenção corretiva não planejada é a correção aleatória de uma falha, para evitar possíveis problemas – sem preparar componentes nem planejar o serviço. É recomendada para equipamentos sem influência no processo produtivo, pois sua aplicação isolada exige grandes estoques de peças.
Manutenção Detectiva
É realizada em sistemas de proteção ou comando. Seu objetivo é detectar falhas que não são percebidas pelos profissionais de operação e manutenção. Esse é o tipo de manutenção mais recente, ainda pouco conhecido no Brasil. Em função dos benefícios que proporciona, tende a ocupar uma importância crescente nas empresas.
MANUTENÇÃO PREDITIVA
Também conhecida como manutenção sob condição ou manutenção com base no estado do equipamento. Usando dados coletados ao longo do tempo com instrumentos específicos, é verificada e analisada a tendência de variáveis de um sistema ou máquina, para definir seu estado de funcionamento futuro. Seu maior benefício é realizar a manutenção antes que a falha surja, evitando os prejuízos decorrentes.
Novas tecnologias para manutenções cada vez mais precisas
É claro que diagnosticar e solucionar falhas antecipadamente economiza tempo e dinheiro para as empresas. Nesse sentido, alguns conceitos já começam a definir as tendências futuras da manutenção elétrica.
IoT: integrando informações para multiplicar resultados.
A IoT ou internet das coisas tem incorporado um número crescente de equipamentos. E quanto mais eles são integrados, maior a transmissão e o cruzamento de dados sobre o seu desempenho, o ciclo de vida de suas peças,
etc.
Essas informações são valiosas para que os profissionais de manutenção preditiva prevejam possíveis falhas, com precisão muito maior. Assim, a aquisição de peças e a substituição de itens podem ser programadas, evitando
paradas e gastos com estoque desnecessários.
Indústria 4.0: manutenção detectiva com máquinas inteligentes.
O conceito da indústria 4.0 permite utilizar a inteligência artificial para a manutenção detectiva em vários tipos de empresas – e não apenas em indústrias. Sensores no equipamento fazem inspeções automáticas, avaliando fatores geradores de falhas em potencial, como contaminação ou temperatura anormal. Essas irregularidades são identificadas e informadas, permitindo identificar possíveis falhas muito antes que aconteçam.
Fonte: https://cpflsolucoes.com.br/manutencao-eletrica-avancos-e-beneficios-para-as-empresas/
faça um orçamento sem compromisso!
Oferecemos aos nossos clientes um serviço com perfeito acabamento e total garantia em qualquer lugar do país. Estamos à vossa inteira disposição e prontos para servi-los.