O novo material é capaz de degradar poeira, gordura, resquícios de remédios e até poluentes atmosféricos e pode ajudar na economia na compra de produtos de limpeza
O novo material é capaz de degradar poeira, gordura, resquícios de remédios e até poluentes atmosféricos e pode ajudar na economia na compra de produtos de limpeza. Para isso, os cientistas depositaram, durante o processo de fabricação do revestimento, uma camada de nanopartículas de sílica e dióxido de titânio.
“É feito um tratamento térmico em que ele adere ao piso conferindo a ele propriedade que a gente chama de fotocatalítica. Essa propriedade é responsável pelo efeito autolimpante”, afirma o professor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP) Ubirajara Rodrigues Filho.
A destruição da sujeira sobre o piso é feita em ação conjunta entre os minérios e a luz ultravioleta. A emissão pode ser artificial, por meio de lâmpadas próprias, ou a solar.
“O efeito é proporcional à quantidade de luz que atinge o piso. Quanto maior for a luz, maior o efeito. No caso de radiação solar vai demorar mais do que uma radiação artificial”, explica.
Em laboratório, um corante lilás fez o papel de sujeira e foi aplicado sobre os dois revestimentos. Após 30 minutos de radiação, o novo revestimento extinguiu 90% do corante; o piso produzido no padrão comercial, 30%.
O novo revestimento autolimpante ainda não tem custos calculados, mas o professor de química acredita que ele pode trazer vantagens à aos fabricantes por ter efetividade três vezes maior do que os produtos já disponíveis no mercado.
“No piso comercial é feito um tratamento térmico para que ele proporcione efeito autolimpante, mas ele perde efetividade no processo. Com esse material, que é o silício e titânio, no lugar de perder atividade, ele ganha durante o tratamento”, afirma.
Os próximos passos da pesquisa é conferir se há atividade antimicrobiana, fungicida e virucida no novo revestimento e conseguir produzi-lo em escala comercial, de acordo com o professor.
Cientistas desenvolvem materiais que não sofrem dilatação térmica e podem inovar a construção civil
Graças aos cientistas da Universidade de Oxford, os problemas decorrentes do calor estão próximos de se tornarem preocupações do passado
A importância da pintura para a manutenção do patrimônio nas empresas e indústrias
A pintura de parques industriais é uma prática necessária para preservar a integridade completa das diferentes estruturas e maquinários
Confira quais são os pisos mais indicados para quem tem PETS
O acabamento escolhido para o piso é importante tanto para a saúde e o bem-estar do pet quanto para a manutenção e a limpeza da casa
Químicos brasileiros desenvolvem piso autolimpante que remove até 90% da sujeira com o uso de luz
O novo material é capaz de degradar poeira, gordura, resquícios de remédios e até poluentes atmosféricos e pode ajudar na economia na compra de produtos de limpeza
7 Passos Básicos para transformar seus ambientes em um espaço de paz e bem-estar
Uma sala, a sua sala de estar, ou de trabalho, enfim, uma sala em que você se sinta dono e senhor do espaço e do ambiente devem ser decoradas com elementos que te tragam paz. Sim, paz, pois esta é fundamental para o bem-estar e para a criatividade, ah, e também, muito necessária para que
As cores podem ampliar, diminuir e ainda tornar ambientes mais “cleans” ou revitalizados
Existem diversos truques que são utilizados com o intuito de tornar o ambiente mais amplo, como aplicar espelhos na decoração do imóvel, investir em móveis funcionais e ainda a hipótese de integrar ambientes. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a cor aplicada nos ambientes do imóvel pode fazer toda a diferença.